quinta-feira, 25 de novembro de 2010

20 de novembro DIA DA CONSCIENCIA NEGRA

 Consciencia negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares,em 1695.Neste dia,Zumbi foi morto por 20 soldados,por ordem do governador de Pernambuco.Zumbi foi e é o símbolo da resistência dos negros contra os opressores e a luta para a liberdade dos escravos.

Algumas entidades,como o Movimento Negro,organizam palestras e eventos educativos,visando principalmente crianças negras.Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito (inferiorização perante a sociedade).Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são:inserção do negro no mercado de trabalho,cotas universitárias,se há discriminação por parte da polícia,identificação de etnias,moda e beleza negra,etc.

Até os anos 90 o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio,Dia da Ebolição da Escravatura (comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel).Mas no ano de 1995,o dia 20 de novembro foi adotado como o Dia da Consciência Negra.

-Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam que dos 22 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza extrema ou indigência,70% são negros.Entre os 53 milhões de pobres do país,63% são negros.

-Enquanto a renda per capita média dos negros era de R$ 162,84 em 2000,a dos brancos atingia R$ 406,77. (reportagem OESP 16/02/03).

-Segundo dados de 2001 sobre a população ocupada de 25 anos ou mais de idade, 41,1% das pessoas brancas que trabalhavam ocupavam empregos formais (empregados com carteira assinada ou funcionários).No entanto,esse era o caso de apenas 33,1% dos afrodescendentes.Dos empregados sem carteira assinada, 12,3% são brancos e 17,3% são negros.Os empregadores brancos totalizavam 7,1% enquanto apenas 2,8% eram negros.

-Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Justiça revelam que o rendimento médio dos homens brancos é de 6,3 salários mínimos,da mulher branca é de 3,6 SM,do homem negro é de 2,9 SM e da mulher negra é de 1,7 SM.O emprego doméstico continua sendo a principal fonte de ocupação feminina,sendo que 56% dessa categoria são mulheres negras,e no entanto,apenas 1/3 tem seus direitos trabalhistas assegurados.Em 2000,na região metropolitana de São Paulo,a taxa de desemprego dos homens era de 15%,a das mulheres brancas alcançava 18,9%,enquanto a das mulheres chegava a 25,1%.

-Em 2002,um estudo do Instituto Ethos de Responsabilidade Social mostrou que,em 94% das empresas pesquisadas,os cargos de diretoria eram ocupados por bancos.(reportagem OESP 22/02/03).

-Os empreendedores negros representam 22% do total de empregadores brasileiros (contra 76% de empresários brancos),segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) feito em 1999.


BIBLIOGRAFIA


Um comentário: